Não perca tempo: dicas para construir um e-commerce na prática

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Não perca tempo: dicas para construir um e-commerce na prática

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Nos últimos anos, principalmente no período da Covid-19, muitas pessoas recorreram às compras pela internet. Um estudo revelou que o e-commerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta registrada em 20 anos. Por isso, é importante entender o e-commerce na prática e como seu negócio pode alavancar as vendas com o comércio digital.

Para ajudar, preparamos esse material com estratégias para gestão de e-commerce que vão permitir que a sua empresa tire o máximo de proveito dessa realidade.

Vem conferir!

O que é e-commerce

E-commerce é uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas totalmente online. Desde a escolha do produto pelo cliente, até a finalização do pedido, com o pagamento e todo o processo deve ser realizado por meios digitais. Nesse tipo de comércio, a única etapa no mundo físico é a da logística de entrega das encomendas aos compradores.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de 2017 já mostrava que a maioria dos brasileiros têm preferência por comprar pela internet.

As lojas online permitem que o vendedor disponibilize uma quantidade muito maior de produtos, se compararmos aos ambientes físicos. Quem tem um ponto de vendas sabe que um dos principais desafios é encontrar mais espaço para novas mercadorias.

O impacto do e-commerce no mercado 

Assim como é observado no restante das atividades econômicas do Brasil, os sites de varejo digital estão muito concentrados na região Sudeste.

Em 2021, o estado de São Paulo concentrava cerca de 52% dos sites de e-commerce do país, seguido por Minas Gerais (7,2%), Rio de Janeiro (6,6%) e Espírito Santo (1,3%).

Um levantamento realizado pela NeoTrust mostra que, em 2020, houve ganho de mais de 20 milhões de consumidores únicos nos sites de vendas online. Com este crescimento, o varejo digital soma cerca de 43 milhões de consumidores únicos, representando um aumento de quase 40% em relação ao ano de 2019.

E-commerce na prática: 6 dicas para construir

1) Use plataformas editáveis

Se você estiver pensando em como montar um e-commerce, fique tranquilo, você não precisará fazer cursos ou treinamentos para colocar o seu site em funcionamento. Algumas empresas oferecem alternativas com excelente custo-benefício, que já entregam estruturas pré-definidas e podem ser facilmente alteradas para atender o interesse do seu público.

É essencial ter uma conta PJ digital ao apostar no e-commerce para receber seus pagamentos, pois assim você consegue organizar as finanças com mais agilidade. 

O empreendedor ainda pode realizar transações, como o pagamento de boletos, transferências bancárias, Pix e checagem de saldo de forma 100% digital, diretamente pelo celular.

Geralmente, a abertura da conta é feita diretamente via aplicativo, onde são solicitados alguns dados. Depois da abertura, que pode durar apenas alguns minutos, você já consegue realizar todas as transações disponíveis na conta PJ digital.

2) Não esqueça da experiência do cliente

Não se esqueça de que os seus produtos estarão em um ambiente virtual, onde seus  potenciais clientes conseguem avaliar, com muita facilidade, se estão mais caros ou mais baratos comparado aos concorrentes. Portanto, fique atento aos preços e invista na experiência do cliente.

3) Aposte em canais de atendimento

Disponibilize várias opções de canais para o seu cliente entrar em contato, seja pelas redes sociais, pelo site e até pelo telefone. Um bom relacionamento fideliza o seu cliente e atrai mais público.

4) Faça promoções para datas específicas

Fique de olho nas datas comemorativas de cada mês. Assim, você consegue fazer ações digitais específicas para os seus clientes. Essa é uma das estratégias para e-commerce mais efetivas. 

5) Invista nos canais digitais

Uma forma de se aproximar do seu cliente é usar as redes sociais. Um estudo da BigData Corp mostra que cerca de 70% dos sites de vendas online tiveram presença nas redes sociais em 2021. 

É por esse motivo, também, que você precisa adaptar o seu site aos dispositivos móveis. Cerca de 87% das pessoas realizaram suas compras online por meio do celular no ano passado.

6) Acompanhe o funil de vendas

Acompanhe dados sobre seu funil de vendas, veja a quantidade de pessoas que entram no seu site e quantas delas fizeram pesquisas ou clicaram em algum produto. Tudo isso pode contribuir na captação de uma grande quantidade de clientes em potencial.

E aí, já sabe como funciona um e-commerce na prática? Então, salve esse post, compartilhe com sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

Este artigo foi escrito pela BizCapital, uma fintech que nasceu em 2016, com o propósito de oferecer acesso e recursos para que pequenas e médias empresas brasileiras possam evoluir e impactar positivamente a economia do país. Oferece um sistema de soluções que vão do crédito empresarial à conta PJ, passando por educação financeira, visão de negócios e, acima de tudo, simplificação da jornada do empreendedor.



Artigo publicado primeiro aqui.

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